Simmons Sleep & Care

6 dicas importantes para cuidar do seu colchão

Escrito por Simmons

23 JUL 2020 - 10H27 (Atualizada em 20 JUN 2021 - 12H43)

pasted image 0 (6)

Passamos em média 1/3 de nossas vidas dormindo, e esse tempo é de extrema importância para a nossa saúde e bem-estar. Por esse motivo, é fundamental dedicar alguns cuidados com o colchão que devemos ter para prolongar a sua vida útil, mantendo-o em bom estado para garantir uma boa qualidade de sono. Continue a leitura para saber mais!

Lave as roupas de cama regularmente

A maioria dos especialistas recomenda que a troca de lençóis não ultrapasse duas semanas, mas considerando que você não vai dormir bem com uma roupa de cama com suor, pele morta, cabelo, poeira e muitas outras coisas, realize a troca de lençóis uma vez por semana.

Permita que o colchão respire livremente

Ao trocar as roupas de cama, retire os lençóis pela manhã, deixando o colchão sem roupa de cama durante o dia, e promova a ventilação do quarto, mantendo janelas e portas abertas. Se necessário utilize ventiladores para auxiliar no processo de ventilação.

Controle a umidade

É importante manter o quarto livre da umidade, que pode provocar fungos e comprometer definitivamente seu colchão ou box com o bolor. Mantenha seu colchão e box afastados da parede e inspecione-os com frequência para verificar possíveis pontos de bolor e agir imediatamente, evitando a proliferação. As causas da umidade são, principalmente, pouca ou nenhuma ventilação, pouca ou nenhuma incidência de sol, incidência de vapor durante o banho e paredes com infiltração. Uma dica é a utilização de um desumidificador de ar.

Aspire

Aspirar seu colchão é a única forma de limpeza direta, eficiente e segura. Aproveite a troca de lençóis para realizar a aspiração do colchão, do box, da cabeceira e do quarto. Utilize um aspirador limpo, com pontas macias, e passe-o com suavidade sobre o colchão e o box.

Gire e vire

É natural que o colchão apresente acomodação, que é a perda de espessura nas áreas de maior pressão exercida pelo corpo. Para minimizar esse efeito é ideal realizar o giro a cada 15 dias, nos seis primeiros meses de uso, e depois repetir o procedimento a cada 30 dias. Se o colchão, ou pillow top, é utilizado dos dois lados vire-o também, intercalando com os giros.

Priorize o uso do seu colchão

Lembre-se de que seu colchão foi construído para ser a superfície ideal para seu repouso durante o sono.

Permanecer sentado para trabalhar, assistir TV ou até sentar-se nas bordas do colchão para calçar o sapato são ações que concentram o peso e podem causar deformações.

Alimentar-se na cama pode provocar acidentes com líquidos e promover a permanência de resíduos de alimentos no colchão, o que sem dúvida, além das manchas visuais, pode provocar danos irreparáveis nas camadas internas e tornar o ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias.

Estes cuidados permitem que você usufrua de uma excelente performance do seu colchão e também alcance o sono limpo, indispensável para viver mais e melhor.

Quer ler mais conteúdos bem legais sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, entre no nosso Blog!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Simmons, em Simmons Sleep & Care

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.