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A importância e os benefícios da vitamina D para uma noite de sono

Escrito por Simmons

12 FEV 2021 - 12H00 (Atualizada em 11 JUN 2021 - 18H03)

Vitamina D Simmons Colchões

A vitamina D, apelidada de "vitamina do sol" devido à sua capacidade de ser absorvida pelo corpo através da luz do sol, desempenha um papel importante na manutenção da saúde do corpo humano.

Sua principal tarefa é promover a absorção de cálcio, tornando-o necessário para o crescimento e remodelação óssea (quando o tecido ósseo maduro é removido e um novo tecido ósseo é formado).

Por causa disso, a falta de vitamina D pode afetar diretamente a qualidade do seu sono — e atrapalhar a sua rotina.

Além disso, a vitamina D também oferece uma série de outros benefícios para a saúde física e mental.

Por isso, a Simmons preparou um material repleto de informações sobre os benefícios e a importância desta vitamina para a sua saúde. Fique conosco e confira!

Sabia que mais da metade da população mundial é deficiente em vitamina D?

Isso é um problema porque nosso corpo usa essa vitamina em todos os sistemas do organismo, desde a manutenção da saúde óssea até o apoio à imunidade.

Os baixos níveis de vitamina D estão diretamente relacionados à quantidade e qualidade do sono que você está recebendo.

Estudos em animais encontraram receptores de vitamina D nas partes do cérebro que regulam o sono.

Estudos clínicos — em pessoas — descobriram que baixos níveis de vitamina D estão associados à má qualidade do sono.

Em um estudo não controlado, os participantes que aumentaram seus níveis de vitamina D viram uma melhora significativa no sono e nos sintomas neurológicos.

Em outro estudo, os pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D e a qualidade do sono de 3.048 homens com 68 anos ou mais.

Eles mediram o tempo total de sono, os tempos e frequência de vigília e a “eficiência do sono”, que mede o tempo gasto na cama versus o tempo gasto dormindo.

O estudo descobriu que os baixos níveis de vitamina D estavam relacionados a sono de má qualidade e sono menos de 5 horas por noite. Níveis baixos também foram associados a menores escores de eficiência do sono.

Estamos apenas começando a entender como a vitamina D desempenha um papel no sono.

Em um estudo de 2017 sobre a vitamina D e a qualidade do sono em pacientes em hemodiálise, os pesquisadores sugerem que a vitamina D pode afetar o seu sono ao interagir com as áreas do cérebro que regulam o sono.

Por outro lado, a vitamina D desempenha um papel fundamental no suporte do sistema imunológico, e o controle da inflamação pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

E a quantidade não é a única coisa que importa: você também deve prestar atenção ao tomar vitamina D.

QUANDO TOMAR VITAMINA D PARA DORMIR

Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono.

Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina.

Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

O outro benefício de tomar vitamina D pela manhã: esta é uma vitamina solúvel em gordura, o que significa que é melhor absorvida quando você a toma com os alimentos.

Outros Benefícios da Vitamina D para sua saúde

A vitamina D fortalece seus ossos

A vitamina D é famosa por seus poderes de fortalecimento e construção óssea.

“A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino, o que, em última análise, permite a mineralização normal dos ossos”, disse Jackie Newgent, RDN, nutricionista culinária e autora do livro The Clean & Simple Diabetes Cookbook.

Basicamente, o cálcio que beneficia seus ossos não seria capaz de fazer seu trabalho sem a vitamina D.

“Você precisa da vitamina D para o crescimento dos ossos — e para evitar que os ossos se tornem quebradiços”.

Quando associado ao cálcio, pode ajudar a prevenir a osteoporose, uma doença que significa que a densidade e a qualidade dos ossos são reduzidas, acrescenta ela.

A vitamina D pode ajudar a fortalecer os músculos

Junto com suas habilidades de construção óssea, a vitamina D também é influente no fortalecimento dos músculos.

“A falta de vitamina D no corpo pode aumentar o risco de ter músculos fracos, o que por sua vez aumenta o risco de quedas”, disse a Lana Nasrallah, MPH, RD, nutricionista clínica da UNC Health.

Isso é especialmente importante para os idosos:

“A vitamina D pode ajudar a aumentar a força muscular, evitando assim quedas, que é um problema comum que causa incapacidades substanciais e morte em adultos mais velhos.”

A vitamina D pode apoiar o sistema imunológico e combater a inflamação

Dr. Nasrallah acrescenta que a vitamina D também pode ajudar a construir imunidade.

“Ele pode apoiar o sistema imunológico, lutando contra bactérias e vírus prejudiciais”, diz ela.

Na verdade, esse papel na possível prevenção de infecções tornou-se uma preocupação crítica durante a pandemia de COVID-19, pois os pesquisadores estão interessados ​​em seu papel potencial nos resultados das infecções.

“Há um interesse particular em seu papel nas infecções virais, como gripe e coronavírus,” Barry Boyd, MD, RDN, hematologista, oncologista e nutricionista da Yale Medicine.

Ele aponta para uma análise de ensaios clínicos randomizados comparando suplementos de vitamina D a placebos, que descobriram que a vitamina D reduziu o risco de infecção respiratória aguda com a suplementação diária ou semanal de vitamina D — especialmente em indivíduos com deficiência dela.

“Os estudos indicam que as latitudes elevadas e a temporada de inverno são fatores de risco para níveis baixos de vitamina D, aumento da gripe e outras doenças respiratórias e resultados adversos”, diz Boyd

E ainda afirma:

“Agora estamos vendo um padrão semelhante com taxas de mortalidade mais altas em infecções por COVID-19" — embora mais pesquisas ainda precisam ser feitas para determinar se a ligação é causal ou apenas uma correlação.

A vitamina D pode ajudar a fortalecer a saúde bucal

Como a vitamina D ajuda nosso corpo a absorver o cálcio, ela desempenha um papel crucial no apoio à saúde bucal, reduzindo o risco de cáries e doenças gengivais.

Uma revisão de 2011 no The Journal of the Tennessee Dental Association observa que, embora a pesquisa seja escassa, há uma "hipótese emergente" de que a vitamina é benéfica para a saúde bucal.

Isso é, devido ao seu efeito no metabolismo ósseo e sua “capacidade de funcionar como um anti-inflamatório e estimular a produção de peptídeos antimicrobianos".

A vitamina D pode ajudar a prevenir diabetes tipo 1 e tipo 2

Embora os estudos não sejam conclusivos, a vitamina D pode ser útil para prevenir diabetes tipo 1 e tipo 2, diz Newgent.

Um desses estudos, publicado em 2006 na revista Diabetes Care, descobriu que, embora a vitamina D por si só não reduzisse efetivamente o risco de uma superabundância de açúcar no sangue, uma ingestão diária combinada de> 1.200 mg de cálcio e> 800 UI de vitamina D pode efetivamente reduzir o risco de diabetes tipo 2.

A vitamina D pode ajudar a tratar a hipertensão

De acordo com uma revisão de 2019, publicada na revista Current Protein & Peptide Science, sugere que a vitamina D pode desempenhar um papel no tratamento da hipertensão - um dos marcadores de doenças cardiovasculares - diz Newgent.

De acordo com os autores da revisão, “mesmo a deficiência de vitamina D a curto prazo pode aumentar diretamente a PA [pressão arterial] e promover danos ao órgão-alvo”.

Os pesquisadores acrescentaram que, "devido à alta correlação entre a vitamina D e a hipertensão, a suplementação com vitamina D pode ser um novo insight no tratamento da hipertensão".

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Referências:
https://previva.com.br/vitamina-d-beneficios-prevencao-doencas
https://www.hospitaloswaldocruz.org.br
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br
https://www.vittude.com/blog/vitamina-d/
https://medprev.online/blog/saude/
https://saude.abril.com.br/bem-estar/




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