Simmons Sleep & Care

A influência de uma noite de sono para os hormônios do crescimento

Escrito por Simmons

03 FEV 2021 - 09H00 (Atualizada em 11 JUN 2021 - 18H04)

hormonio-do-crescimento-simmons

Quem nunca ouviu aquela famigerada frase quando pequeno: ˜Vai dormir, senão não vai crescer!"

Pois é, os cientistas mais renomados na área de neurologia confirmaram esta tese: os bebês e as crianças crescem depois de uma noite de sono.

Estas descobertas vieram a partir de um estudo que mede a relação do crescimento diário de sono entre crianças de uma mesma faixa etária.

Para explicar melhor como funciona este hormônio e como ele pode afetar positivamente ou negativamente o crescimento do seu pequeno, a Simmons preparou um material completo para você!

Vamos lá!

Como funciona o hormônio do crescimento?

Sono regular e um ambiente calmo adequado para dormir são essenciais para o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Especialistas alertam que, além da sonolência diurna, as crianças com sono insuficiente podem apresentar problemas de humor, apetite e desatenção na escola e nas atividades diárias, além de problemas de crescimento e desenvolvimento.

Um estudo publicado na revista "Sleep" comparou crianças que dormem 4,5 horas com outras que tiram até 3 sonecas a mais durante o dia.

A conclusão é que o segundo grupo, o das 3 sonecas, teve um crescimento maior dentro de período do que o outro grupo utilizado. Quanto mais cresce o sono do bebê, maior são suas chances de crescimento.

Esses números mostram que para cada sono adicional que um bebê tem, a probabilidade de crescimento aumenta em média 43%.

Michelle Lampl, do Departamento de Antropologia da Emory University em Atlanta, Geórgia, disse:

"Os resultados mostram que o crescimento não ocorre apenas durante o sono, mas também é afetado pelo sono."

Durante o estudo, 23 pais registraram o sono diário de seus filhos, começando com a idade média de 12 dias. Entre 4 e 17 meses, o crescimento do bebê foi avaliado.

Os autores do estudo descobriram que a secreção do hormônio do crescimento aumenta depois que os bebês dormem e durante o sono de ondas lentas.

Quando a criança adormece, além de crescer, pode também consolidar a memória e fixar os conhecimentos que aprendeu durante o dia.

Segundo Magda Lahorgue, coordenadora do Grupo de Pesquisa do Sono da Academia Brasileira de Pediatria, isso ocorre por causa de uma série de processos químicos e neurofísicos que fazem as pessoas adormecerem.

"O sono restaura as energias para o dia seguinte. Além disso, o pico do hormônio GH (do crescimento) é noturno. Se não há um bom sono, pode não ser atingida a estatura esperada", alerta Magda. alerta Magda.

Para o médico pediatra e homeopata Yechiel Moises Chencinski, competitividade, cobranças, obrigações, muitas atividades extracurriculares, ambiente familiar conturbado ou até mesmo doenças - como febres e resfriados - são fatores que podem interferir no sono.

"Distúrbios emocionais também podem interferir na qualidade do sono", salienta o doutor.

Segundo Magda Lahorgue, além de comer alimentos cafeinados perto da hora de dormir, o refluxo e as reações alérgicas também podem ser a causa das noites sem dormir.

Magda recomenda que as crianças durmam em um ambiente agradável, com pouco ruído e pouca luz, portanto, o sono infantil deve respeitar os horários próprios da idade

Ela acrescentou:

"Os pais devem ajustar a hora de dormir e ter boas expectativas para dormir, como evitar o medo de dormir no escuro."

Chencinski concordou:

"A rotina deve ser estabelecida desde os primeiros meses, limitando a hora de dormir e acordar", confirmou.

Afinal, se o problema persistir, o médico pode indicar homeopatia ou fitoterapia, sem contra-indicações e efeitos colaterais.

Em qual período da noite o hormônio do sono é liberado?

Isso significa que o tempo de sono da criança não é importante apenas, mas também o seu tempo de sono.

O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo. Portanto, é importante que a criança adormeça quando os hormônios são liberados, e é importante que adormeça por volta das 21h.

Portanto, as crianças que dormem muito tarde podem ter baixa estatura. Além disso, uma noite de sono ruim está associada a um risco aumentado de obesidade e até mesmo de doença de Alzheimer na idade adulta.

Dos ciclos de sono a uma noite inteira dormindo

A Dra. Mada Lahorgue lembrou que os recém-nascidos dormem de 2 a 3 horas. Seja de dia ou de noite, o bebê adormece, acorda, amamenta e adormece novamente.

Após dois meses, o ciclo noturno é mais longo e o ciclo diurno é mais curto. Aos 6 meses de idade, existem dois ciclos principais de sono noturno e ele começa a se tornar mais regular.

Aproximadamente do primeiro ao segundo ano de vida, a criança dorme a noite toda, cochila pela manhã e depois do almoço.

A partir do terceiro ou quarto ano, durante o dia, geralmente apenas um breve cochilo após o almoço. Acima de 6 anos, o sono foi concentrado a noite toda.

A Simmons, como sempre, é uma empresa de vanguarda quando o assunto é a sua saúde e o bem estar de sua família. Possuímos a mais vasta linha de colchões, tendo o produto ideal para cada ocasião.

Visite uma de nossas lojas e deixe que nossos especialistas demonstrem a importância e os benefícios de adquirir um colchão Simmons!

Referências:
https://www.mobiloc.com.br/blog
http://g1.globo.com/bemestar
https://clinicamonpetit.com.br




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Simmons, em Simmons Sleep & Care

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.