Simmons Sleep & Care

Tecnologia a seu favor: os aplicativos e dispositivos para que você durma melhor

Dispositivos e programas prometem monitorar o seu sono e te acordar no melhor momento.

Escrito por Simmons

30 JAN 2020 - 13H51 (Atualizada em 20 JUN 2021 - 13H03)

Tecnologia_Sono_1 (1)

Uma sugestão que sempre damos para cultivar um sono de qualidade é reduzir o uso de aparelhos eletrônicos quando a hora de dormir se aproxima. As luzes e alertas que eles emitem, afinal, estimulam nosso cérebro e desregulam nosso ciclo circadiano.

Para resolver isso é muito fácil. Ao se deitar, dedique 30 minutos à leitura de um bom livro. Pronto, fará toda a diferença!

Agora, a tecnologia não é nenhum bicho-papão. Ela também pode ser utilizada a nosso favor. Recentemente, uma série de dispositivos e aplicativos tem surgido para nos ajudar a dormir melhor. Em comum, eles prometem monitorar o nosso sono, medi-lo e classificá-lo.

Pera lá! Mas eles funcionam?

O pressuposto de todos os postulantes é parecido: os sons que emitidos e os movimentos que realizamos durante a noite denotam diferentes fases do sono. Ao identificar as fases, e quanto tempo passamos em cada uma delas, é possível não só avaliar a qualidade do sono como nos acordar no momento mais propício. No final, dormimos bem e despertamos mais dispostos.

Cientistas do tema são um pouco céticos. Para muitos deles, para rastrear os ciclos é preciso monitorar mais do que apenas sons e movimentos. Para tanto, existe a polissonografia, um exame não invasivo e disponível em várias clínicas, que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e, quando analisadas, descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo.

Por outro lado, diversas pesquisas apontam que, imprecisas ou não, essas tecnologias auxiliam a conscientizar as pessoas sobre o sono e a importância que ele tem no dia a dia. No mínimo elas conseguem identificar quando dormimos e quando acordamos, resultando em um diário do sono. Trata-se de uma solução eficaz, pois, ao vermos que estamos dormindo menos do que o desejado, podemos fazer os devidos ajustes.

Ou seja, mal não faz. E pode fazer muito bem!

São tantas as opções

Gostou da proposta e quer experimentar? Estamos aqui para te ajudar. Abaixo, listamos algumas opções!

  • APLICATIVOS: A maioria dos aplicativos possuem versões pagas, com mais recursos, mas as gratuitas já possuem boas funcionalidades. Basta posicionar seu celular no criado-mudo ou em cima do colchão e iniciar o software: o resto é com ele. A depender do programa e da versão, você poderá ver quanto dormiu, quanto tempo passou em sono profundo e até mesmo se roncou. Dá para programar ainda um despertador inteligente, para te acordar aos poucos.

    Como principais opções, recomendamos o Sleep Cycle e o Samsung Health, além do Pillow (disponível apenas para iPhone) e o Sleep as Android (só para Android).
  • SMARTBANDS:Também conhecidas como pulseiras fitness, são mais simples e baratas que os smartwatches. Têm como foco saúde e bem estar, e, portanto, além de monitorarem atividades físicas - com número de passos, degraus e frequência cardíaca -, monitoram também o sono, é claro.

    Uma grande vantagem que têm na comparação com smartwatches é que a bateria dura muito mais.

    Entre as opções mais conhecidas, temos o Galaxy Fit, da Samsung, e a Mi Band 4, da Xiomi.
  • SMARWATCHES: Alternativa mais custosa, os relógios inteligentes não só monitoram o sono como também registram as atividades físicas realizadas ao longo do dia. Por possuírem aplicativos, permitem que você faça tarefas que usualmente faria no celular, como responder mensagens, marcar compromissos e visualizar mapas.

    O mais famoso é o Apple Watch, mas há também o Galaxy Watch, da Samsung, e Watch GT 2, da Huawei.

Agora que você conhece aplicativos e dispositivos para aumentar a qualidade do seu sono, que tal conhecer músicas que te ajudam a dormir? É só clicar aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Simmons, em Simmons Sleep & Care

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.