Afinal, comer chocolate atrapalha o sono?
Depende do tipo e da quantidade. Especialista dá dicas para ter uma boa noite de sono sem abrir mão dessa tão amada sobremesa

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Esse célebre e tradicional alimento movimenta bilhões de dólares e satisfaz bilhões de pessoas. Não é à toa que uma das nossas festas mais populares, a Páscoa, gire em seu entorno. Ele cai bem a qualquer hora do dia, não é mesmo?
Esse é um assunto polêmico. Até pouco tempo atrás, havia o entendimento de que devíamos evitá-lo à noite, antes de dormir. Isso se dá em razão de sua composição, pois alguns elementos que carrega, como o açúcar e a cafeína, têm o potencial de nos manter acordados e prejudicar o nosso sono.
“Em outras palavras, uma barra de chocolate amargo, por exemplo – que contém mais cafeína que a de chocolate ao leite -, pode levar você a contar carneirinhos”, diz reportagem do New York Times de 2009, que fala também em evitar chás e refrigerantes.
Desde então, no entanto, diversos estudos colocaram essa tese em dúvida. Em outras palavras, aos poucos o chocolate tem deixado de ser um vilão do nosso sono e, inclusive, alçado a agente de bons sonhos.
Novas teses
Em 2013, por exemplo, o jornal O Globo, citando o Hospital do Coração (HCor), foi categórico: o chocolate não contém cafeína o suficiente para te manter acordado.
Em 2016, jornais britânicos repercutiram estudo das universidades de Cambridge e Edinburgh, segundo o qual o magnésio, mineral presente no chocolate, contribui para regular nosso ciclo de sono.
E, em 2017, pesquisa da Universidade de L’Aquila, na Itália, ainda descobriu que os flavonoides, substâncias que também estão no chocolate – principalmente nos do tipo amargo - reduzem os efeitos da insônia e melhoram a saúde do cérebro.
Interessante! Afinal, quem está certo?
Uma dica: moderação
Primeiramente, é necessário ressaltar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos evitar o consumo de doces em excesso. Mas ninguém é de ferro e evitar não significa proibir. Tente apenas não ultrapassar uma média de 30 gramas diárias.
Quanto à relação entre chocolate e sono, a nutricionista e sanitarista Patricia Nehme, vinculada à Associação Brasileira do Sono, admite que não há um consenso sobre o assunto.
“Uma resposta que a ciência já tem diz respeito ao consumo de açúcar simples em excesso antes de dormir. Devemos evitar, pois fornece energia rapidamente e faz com que muita insulina seja liberada. Como consequência, nosso cérebro fica "ligado’”, afirma.
Escolha com sabedoria
Portanto, o consumo de chocolate está liberado, mas sempre com moderação! Especialmente à noite, opte por aqueles com mais cacau e menos açúcar. Um exemplo: prefira o chocolate amargo ao chocolate branco.
“O chocolate branco contém manteiga de cacau, leite e açúcar em quantidade elevadas. E não tem substancias benéficas como os flavonoides que podemos encontrar em outros chocolates, como os do tipo amargo”, diz Patricia.
Gostou dessa dica? Então não deixe de ler sobre a relação entre uma dieta equilibrada e uma boa noite de sono.

Aprenda a parar de acordar com dor nas costas
Muitos sofrem de dores nas costas pela manhã. Há muitos alongamentos para fazer na cama que podem ajudar a aliviar a dor nas costas – sem que você precise se levantar. Você pode fazê-los para ajudar a relaxar e aliviar a dor nas costas antes de adormecer ou logo pela manhã para ajudá-lo a enfrentar o seu dia.

Colchão Simmons no 1º hotel da marca Rosewood de ultra luxo na América do Sul
O novo hotel 5 estrelas de São Paulo, tem 6 restaurantes e bares com gastronomia e conforto que ultrapassam a categoria. O colchão escolhido foi da marca Simmons para compor alguns dos dormitórios e garantir momentos de relaxamento até aos hóspedes mais exigentes

Como escolher o melhor colchão para o seu corpo?
O colchão é onde passamos boa parte das nossas vidas, por isso, é necessário se atentar aos aspectos que envolvem a escolha e compra de um novo colchão. Antes de escolher seu colchão é preciso ter informações importantes na hora da compra, como os tamanhos, modelos e as melhores marcas.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.