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Conheça os principais inimigos do seu sono

Fatores internos e externos podem atrapalhar o seu merecido descanso

Escrito por Simmons

27 SET 2023 - 09H00 (Atualizada em 27 SET 2023 - 13H51)

Dormir bem é essencial para a saúde física e mental de todos os seres vivos. No caso de nós, seres humanos, basta uma noite mal dormida para que males físicos e mentais surjam, trazendo mau humor, queda na concentração e produtividade, ansiedade e irritabilidade. Conforme os dias passam e continuamos numa situação de sono inadequado, esses males podem se estabelecer como doenças graves.

Em uma realidade onde a rotina de todos é corrida e carregada de informação para todos os lados, é importante conhecer, e reconhecer, quais são os fatores que atrapalham a qualidade do nosso sono e como você pode ter uma noite tranquila, descansando em um colchão Simmons, para ter um sono que seja, de fato, benéfico para a sua saúde.

Os principais inimigos do sono

Nosso organismo precisa de condições muito específicas para o seu bom funcionamento. Não nos sentimos bem se estiver calor demais, frio de mais, se estamos com sono, com sede, se estamos expostos a muito barulho e assim por diante.

Então, podemos resumir que o maior inimigo do seu sono é o excesso de estímulo. E um dos principais vilões neste caso, pode estar em suas mãos ou bem perto de você:

Uso de eletrônicos: a luz azul emitida pelas telas de eletrônicos pode dificultar a produção de melatonina, um hormônio que ajuda a regular o sono.

Só mais um vídeo, uma mensagem de boa noite, uma última olhada nos stories, mais um episódio da sua série favorita. O nosso cérebro está sempre sendo estimulado a continuar focado na tela do celular, o que impede que ele possa, de fato, entrar em estado de repouso. Prejudicando o seu sono.

Mas além das telas, existem outros fatores que são prejudiciais à qualidade do seu sono:

  • Estresse: o estresse pode dificultar a indução do sono e causar despertares frequentes.
  • Temperatura corporal: a temperatura corporal deve estar entre 18 e 21 graus Celsius para uma boa noite de sono.
  • Cafeína e álcool: o café e o álcool podem afetar a qualidade do sono.
  • Medicação: alguns medicamentos podem causar insônia ou outros problemas de sono.
  • Ambiente inadequado: um quarto escuro, silencioso e fresco é ideal para dormir bem.
  • Colchão inadequado: um colchão que não oferece o suporte adequado pode causar desconforto e prejudicar a qualidade do sono.



 Como colchões Simmons podem ajudar

Um colchão de qualidade, alinhado às boas práticas que você pode adotar antes de dormir, certamente vão melhorar a qualidade do seu sono e, por consequência, sua saúde. Os colchões Simmons são desenvolvidos com tecnologias inovadoras que oferecem suporte e conforto personalizados. 

A linha de colchões Simmons inclui modelos para todos os tipos de sono e corpos. Conheça o colchão ideal para você, realizando o nosso teste.

Os colchões Simmons podem ajudar a melhorar a qualidade do sono de várias maneiras:

  • Oferecendo suporte adequado: os colchões Simmons são projetados para oferecer suporte adequado para a coluna vertebral, ajudando a manter o corpo alinhado durante o sono. Isso pode ajudar a reduzir a dor nas costas e outros desconfortos.
  • Proporcionando conforto: os colchões Simmons são feitos com materiais de alta qualidade que proporcionam conforto e relaxamento. Isso pode ajudar a facilitar a indução do sono e melhorar a qualidade do sono geral.
  • Reduzindo a interferência de parceiros: os colchões Simmons com molas ensacadas são projetados para reduzir a interferência de parceiros, o que pode ajudar a melhorar o sono de ambos.

Dicas para dormir melhor

A principal dica para uma boa noite de sono, todas as noites, é criar uma rotina, um ritual do sono:

  • Vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias, incluindo os fins de semana. É claro que há exceções, mas quanto mais você acostuma o seu corpo a descansar em períodos específicos, melhor será a sua noite de sono.
  • No quarto, quanto mais escuro, melhor. Isso inclui cortinas que bloqueiam a luminosidade externa e evitar ter no quarto aparelhos com leds de “stand by” - aquelas pequenas luzes que ficam acesas mesmo quando os equipamentos estão desligados.
  • O ambiente deve ser fresco e silencioso. Ao longo do dia, deixe o ar circular no ambiente e deixe o quarto preparado para a noite de sono, com ao ar-condicionado previamente ligado, por exemplo. Portas fechadas e janelas anti ruído são indicadas para deixar o ambiente mais silencioso.
  • Evite bebidas com cafeína e outros estimulantes e atenção às refeições. Substâncias estimulantes podem inibir as mensagens que o corpo transmite para o cérebro de que ele está cansado.
  • Faça exercícios regularmente. Exercícios liberam substâncias que causam bem-estar, aliviam o estresse e ajudam na qualidade do sono. Atenção apenas para o horário dos exercícios, para não serem realizados muito perto da hora de dormir.
  • Não fique na cama se não está com sono. Caso você esteja deitado(a) e não consegue dormir, levante-se e faça alguma atividade relaxante, como ler um livro ou meditação guiada, quando o sono bater, volte para a cama e durma.



Conclusão

Uma boa noite de sono é essencial para um bom dia de trabalho, estudos ou quaisquer outras atividades. É importante que o ambiente esteja propício para que você possa dormir bem e isso passa, evidentemente, por um colchão que ofereça o conforto e performance propícios para um descanso reparador e benéfico para a sua saúde. Conheça as opções da Simmons e comece a aproveitar a melhor tecnologia de colchões do mercado.

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