Por Simmons Em Simmons Sleep & Care

Insônia: descubra os motivos e como evitá-los

Está tendo dificuldades para dormir? A insônia é um distúrbio do ciclo do sono, ela afeta o humor, a capacidade de raciocínio e a produtividade. Além disso, impede que o corpo realize funções essenciais que só acontecem durante a noite e, portanto, constitui um fator de risco para doenças. Quer descobrir alguns fatores que podem gerar insônia e como evitá-los? Continue lendo!

1- Praticar exercícios físicos à noite

Muitas vezes a única hora que nos sobra para fazer atividades físicas é à noite, quem já se identificou? Porém, essa prática pode ter um efeito indesejado: a insônia.

Quando realizamos exercícios mais pegados depois das 21h, ao chegar em casa o sistema circulatório ainda estara acelerado e certamente vai levar um bom tempo até relaxar e pegar no sono. Prefira se exercitar durante o dia, de preferência no início da manhã. Assim, você começa o dia cheio de energia e disposição e ao anoitecer já vai estar relaxado para uma boa noite de sono.

2- Comer muito no jantar

Nada de comer um pratão no jantar, fique longe de carne vermelha, massas e feijão. Opte por saladas, sopas e proteínas magras, esses alimentos fazem digestão muito mais rápido. O seu sono agradece!

3- Tomar café à noite

Quem não gosta de uma bela xícara de café? Bom demais, né? Mas nós sabemos que o café em excesso é um poderoso estimulante. Se você já tem alguma dificuldade em dormir, deixe de lado o café e os refrigerantes à base de cafeína após as 17h. Ao anoitecer escolha uma suco de maracujá ou chá de camomila pra te deixar bem calminho.

4- Dormir em um ambiente desconfortável

Seu quarto deve ser o seu refúgio, um lugar que transmite conforto e aconchego. Deixe-o sempre organizado e clean para garantir a boa circulação do ar. Para a decoração, escolha tons relaxantes como o azul claro, o verde e os tons de lavanda. Evite pintar as paredes de cores fortes e energizantes, como o vermelho, o amarelo e o laranja. Deixe o quarto o mais escuro e silencioso possível, usando cortinas tipo blackout.

5-Dormir com colchão e travesseiros inadequados

Se você dorme em um colchão e travesseiro velho e desconfortável pode ter certeza que é um fator determinante para não conseguir pegar no sono facilmente. Não esqueça que dormir é essencial para a saúde. Por isso, invista em produtos de qualidade para manter a insônia bem longe. Travesseiros e colchões inadequados, além de comprometerem a qualidade do seu sono, também podem causar problemas de coluna, dores musculares e dores de cabeça.

6- Acordar muito tarde

Acordar depois das 11h da manhã pode ser a única opção para profissionais que trocam o dia pela noite, mas não é saudável e nem contribui para um bom descanso. Nosso organismo está acostumado a dormir à noite, quando tudo está escuro. A ausência de luz faz o corpo produzir a melatonina, um hormônio que controla nosso relógio biológico.

Se trocarmos o dia pela noite, a produção de melatonina se desregula e podemos sofrer de insônia. Portanto, se você não trabalha durante a madrugada, tente dormir cedo e acordar cedo.

7- Nunca se desligar dos problemas

Todos temos problemas, mas não dá para ficar pensando neles o tempo todo, é aquele velho ditado ¨o que não tem remédio, remediado está¨, Esqueça problemas passados e nada de pensar em problemas que podem acontecer, viva o hoje, o agora, o depois há de se ajeitar. Não leve os problemas para a cama! O excesso de preocupações, sem dúvida, é inimigo do sono e da sua saúde física e mental. Uma dica é procurar uma atividade que distraia a sua mente e ao mesmo tempo relaxe, como ler um livro ou meditar, antes de dormir.

8- Fumar e consumir bebida alcóolica

O cigarro causa diversos malefícios à saúde, mas o que muita gente não sabe é que a insônia é um deles. Durante o sono, o fumante entra em um estado de abstinência à nicotina, o que acaba provocando despertares ao longo da noite. Já o álcool, mesmo que tenha efeito relaxante, causa insônia por prejudicar a fase profunda do sono. Ele também pode agravar casos de ronco e apneia, já que provoca o relaxamento dos músculos da traqueia.

9- Não ter um horário regular para dormir

Pode parecer uma dica boba, mas dormir todos os dias no mesmo horário vai transformar suas noites de sono. Esse hábito faz o corpo se "programar" para descansar sempre no mesmo período do dia. Definir um horário fixo tanto para dormir como para acordar diariamente faz com que o corpo gaste e recupere as energias de forma mais eficiente, o que diminui as chances de insônia. Experimenta e me conta os resultados depois, combinado?

10- Deixar a TV do quarto ligada depois de ir para a cama

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo e uma de suas funções básicas é a indução ao sono. Ela começa a ser produzida quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir. Se você deixa a TV ligada quando vai se deitar, a claridade da tela interromper a ação da melatonina. O resultado? Insônia ou uma noite de sono ruim.

Gostou das dicas? Agora é só escolher o seu colchão Simmons e mandar a insônia pra bem longe! 

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