Simmons Sleep & Care

Com dificuldade para dormir? Conheça músicas que te ajudam a cair no sono

Canções e ruídos brancos podem dar uma forcinha na hora de adormecer. Em especial quando o barulho ao redor – do vizinho ou do restaurante ao lado – está insuportável.

Escrito por Simmons

30 AGO 2019 - 14H26 (Atualizada em 21 JUN 2021 - 17H57)

Blog_AGO_MusicaSono

Você seguiu aquelas clássicas regrinhas para conquistar uma boa noite de sono, mas, mesmo assim, está com dificuldade para dormir. E agora?

Bem, embora o silêncio funcione para a maioria das pessoas - e na maioria das vezes - há situações em que sons tranquilos podem ajudar. Diversas pesquisas atestam que eles são capazes de induzir a sonolência e promover a estabilidade cardíaca. O resultado é um sono agradável e revigorante.

Músicas relaxantes e ruídos monótonos (também conhecidos como ruídos brancos), aliás, são importantes aliados caso o tão desejado silêncio não esteja ao alcance. Vai que seu vizinho esteja especialmente barulhento em uma determinada noite...

Música para seus ouvidos

Músicas são uma boa opção para dormir, mas, como você deve desconfiar, boa parte delas tem um efeito inverso – já tentou adormecer ao som de um rock pesado?

Um estudo recente, que contou com 149 participantes, analisou por três noites a qualidade do sono deles. Na primeira noite, músicas relaxantes foram reproduzidas – elas são utilizadas, normalmente, em sessões de Yoga. Na segunda, foi a vez de músicas pop. Na terceira, enfim, nenhum som foi emitido.

A estabilidade cardíaca dos participantes foi potencializada pelos sons da Yoga, ao mesmo tempo em que os níveis de ansiedade foram reduzidos drasticamente. Com as músicas pop, aconteceu justamente o contrário, com considerável aumento da ansiedade. Em silêncio, como era de se esperar, nenhuma mudança foi obsevada.

"Os sons da Yoga tiram o nosso corpo do estado de alerta e o coloca em um estado de repouso", afirmou Naresh Sen, cardiologista indiano responsável pela pesquisa.

A mais relaxante de todas

Uma música se destaca entre as mais relaxantes de todas: trata-se de Weightless, do grupo Marconi Union. Em estudo, conduzido pela Radox Spa com a empresa de neuromarketing Mindlab International, ela foi 11% mais tranquilizante do que qualquer outra da seleção, que incluía Mozart, Enya e Coldplay.

O trio britânico que assina a canção diz que teve a ajuda de neurologistas e terapeutas para compô-la. Segunda Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica de Terapia de Som, ela começa com 60 batimentos por minuto e, gradualmente, chega a 50.

“À medida que a pessoa escuta, os batimentos cardíacos se sintonizam”, diz. Consequentemente, a frequência cardíaca e a pressão arterial caem, e, junto, também os níveis de estresse.

Quer fazer o teste? Escute a música abaixo. Só não o faça enquanto estiver dirigindo!

Outra opção é o álbum Sleep, criado pelo compositor Max Richter em parceria com o neurocientista David Eagleman. Trata-se de uma obra experimental que tem como objetivo justamente atuar no sono. Nas palavras de Richter, Sleep é como “uma música de ninar com oito horas de duração”.

É isto mesmo, o álbum tem oito horas, extensão suficiente para te acompanhar ao longo de toda a noite. Ele já está disponível nos maiores serviços de streaming, como Spotify, Apple Music e Deezer.

O som da chuva, o barulho do mar

Por serem regulares e contínuos, ruídos brancos também podem ajudar a induzir o estado de sonolência.

Eles são úteis, principalmente, para mascarar um barulho externo, sobre o qual você não tem controle – quem mora perto de um aeroporto, sabe do que estamos falando. Às vezes, até o ruído do ar condicionado ajuda.

“Não há nada para processar – é um som muito básico”, afirma Christopher Winter, neurologista americano especializado em sono. “Trata-se de um ruído que passa pela nossa consciência e não desperta grandes emoções.”

Não é à toa que tantos de nós gostamos de dormir ao som da chuva ou com o barulho do mar. E, olha que legal: com uma breve pesquisa na internet você encontra esses ruídos com facilidade.

Outra coisa que ajuda na qualidade do sono é o Mindfulness, que pode ser traduzido como atenção plena ou consciência plena. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Simmons, em Simmons Sleep & Care

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.