Simmons Sleep & Care

Novembro Azul: a verdadeira força está na prevenção

Escrito por Simmons

20 NOV 2020 - 16H00 (Atualizada em 20 NOV 2020 - 16H20)

novembro-azul-simmons

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, mais conhecido como Movember, uma combinação de Moustache (bigode) e november (novembro). O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

A doença

De evolução silenciosa, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. E é justamente pela ausência de sintomas na fase inicial, que a visita regular ao urologista é tão importante.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2019 no Brasil, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes em decorrência da doença. E em 2018, os dados foram similares.

Quando os sinais da doença começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Nesta etapa, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em casos ainda mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A prevenção

O câncer de próstata é mais comum em homens mais velhos, com predisposição genética e afrodescendentes. Estudos apontam que obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo também são fatores de risco para esse tipo de câncer.

Além de melhorar a qualidade de vida, hábitos saudáveis, prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada ajudam a prevenir diversos outros tipos de câncer.

No entanto, os exames de toque e de sangue são a única opção para a cura e tratamentos menos invasivos. Em apenas 10 segundos, o médico urologista é capaz de identificar possíveis anormalidades e iniciar um processo de investigação. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata chega a 90%.

Para homens com mais de 50 anos, é preciso fazer os exames anualmente. Se houver casos na família, é recomendável começar aos 45 anos. E devido à ausência de sintomas, qualquer suspeita de mudanças repentinas e alterações no organismo vale uma consulta orientativa com o médico.

Conscientização

Ao redor do mundo todo, campanhas do Novembro Azul, de iniciativa pública e privada, buscam desmistificar a figura do “homem macho”, invulnerável, que nunca fica doente e não precisa de ajuda. Felizmente, a sociedade está avançando na quebra de dogmas sociais e incentivando a inteligência emocional para que mais pessoas tomem consciência do próprio corpo e passem a olhar com mais atenção e carinho para a própria saúde.

Mulheres, é a sua vez de apoiá-los nesta luta!

E homens, cuidar da própria saúde é sinal de amor próprio e amor à vida. Deixe a vergonha de lado e procure o seu médico. O exame de toque é rápido, simples, indolor e pode salvar a sua vida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Simmons, em Simmons Sleep & Care

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.