Por Simmons Em Simmons Sleep & Care Atualizada em 19 AGO 2020 - 11H04

Os efeitos e benefícios da meditação para o sono

Normalmente associamos a meditação ao senso de calma, tranquilidade, leveza e paz interior. Essas associações são corretas e a ciência tem procurado não só confirmar, como também encontrar mais benefícios promovidos pela prática. São efeitos positivos no bem-estar, na saúde do corpo e da mente. Confira agora alguns benefícios da meditação para dormir melhor:

Meditar antes de dormir ajuda a preparar a mente para o descanso

Sabe quando a agitação é tão grande a ponto de achar que não irá conseguir desligar? A meditação para dormir é uma ótima maneira de atingir esse relaxamento que é essencial para ter uma noite de sono reparador.

Permite que você se desconecte com as coisas que passaram durante o seu dia

Um dos principais motivos para tirar o sono das pessoas são os pensamentos relacionados aos acontecimentos do dia, e ao meditar é possível se distanciar mentalmente dessas experiências e deixar para trás toda aquela sensação de ansiedade e estresse que aconteceram durante o seu dia.

Desenvolve o foco e acalmam a mente para receber o sono

Uma mente agitada é a porta de entrada para pensamentos intrusivos que não deixam acalmar o corpo para uma tranquila noite de sono. Meditar ajuda a treinar a mente para que nossa atenção permaneça naquilo que estamos executando, seja lá o que for. Com o passar do tempo você começará a ter controle da sua mente e pensamentos.

É um calmante natural e um hábito super saudável

A meditação para dormir não tem contraindicação e é um poderoso hábito que acalma o corpo e a mente, afastando as tensões físicas e permitindo que o relaxamento seja completo.

Não requer habilidade, apenas treino e um pouco de disciplina

Assim como tudo na vida, o sucesso da meditação para dormir está no treino. E não estamos falando em quantidade de tempo demandada para a prática, mas sim a qualidade. Se o seu foco estiver 100% no que está fazendo, cinco minutos diários são o suficiente para que consiga relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila.

Melhora o sono e a qualidade de vida em geral

Meditar acalma e faz com que você tenha mais contato com suas dúvidas e angústias, melhorando o modo como se relaciona consigo. Ao adotar o hábito de meditar para dormir todas as noites, logo sentirá os efeitos não apenas em relação ao sono, mas também à sua vida de forma geral.

Por mais que noites maldormidas sejam parte da rotina de muitas pessoas, essa deveria ser a exceção, e não a regra. Cuidar da qualidade do sono é indispensável para a saúde do corpo e para a longevidade — e sofrer para pegar no sono é um problema cada vez mais comum. Nessas horas, a meditação antes de dormir é uma prática simples, mas que tem um efeito positivo não só para o descanso, mas também para o crescimento pessoal.

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