Por Simmons Em Simmons Sleep & Care

Sesta é bom e faz bem

É difícil resistir a uma soneca, mas a melhor parte é que você nem precisa. Ela favorece a produtividade e melhora a sua saúde

Por muito tempo, estivemos diante de um delicado dilema. Eu quero e posso dormir após o almoço, mas será que eu devo?

É difícil, afinal, resistir a uma boa soneca. Por ser tão natural sentir sono após as refeições, alguns países como Espanha ou China inclusive já adotaram a sesta como prática.

Pois fique sabendo que a prática faz todo sentido. É isso mesmo: cada vez mais as pesquisas atestam que, de fato, a sesta faz bem!

Sabe aquela moleza que nos atinge após o almoço? Basta descansar os olhos por 20 ou 30 minutos para que nos sintamos reenergizados.

Os benefícios da sesta

Uma rápida pesquisa na internet nos entrega diversos artigos e reportagens sobre os diferentes benefícios que a sesta traz:

• Aumenta a disposição e o bom humor

• Melhora o desempenho cognitivo

• Melhora a memória - especificamente a lembrança de conhecimentos pontuais

• Favorece a produtividade e a capacidade de aprendizagem

• Reduz a pressão arterial

Já uma pesquisa recente e extensa da Sociedade Europeia de Cardiologia, com 116 mil pessoas de 21 países diferentes, dispõe de uma série de relações entre o cochilo e problemas cardíacos. Em resumo, como a soneca contribui para aumentar nosso tempo de sono, também contribui para reduzir as chances de desenvolvermos problemas cardiovasculares e para aumentar nossa capacidade de concentração.

Em linhas gerais, os responsáveis pela pesquisa avalizam uma soneca de entre 20 e 30 minutos para pessoas cuja noite de sono não supera oito horas. Por outro lado, a sesta não é tão recomendada assim para quem dorme mais de nove horas.

A sesta perfeita

É lógico que a sesta perfeita varia de pessoa para pessoa e depende também do contexto. De todo modo, temos algumas dicas que podem te ajudar a tirar a melhor soneca possível – aquela que te joga pra cima e, por incrível que pareça, espanta a preguiça.

• A hora perfeita: Você deve sentir sua energia diminuiu sete horas após acordar. É esse o horário ideal para relaxar e descansar.

• O tempo ideal: A depender do tempo de sono, cochilos provocam efeitos diferentes. Você quer acordar produtivo? Então restrinja a soneca a não mais de 30 minutos. Do contrário você pode entrar no ciclo REM de sono, mais profundo.

• O local recomendado: Idealmente, procure um lugar escuro e tranquilo – algumas empresas têm áreas disponíveis para isso. Se não der, um local quieto, à sombra de uma árvore, já é interessante.

• Um extra inusitado: Tome café logo antes da soneca. A cafeína demora em torno de 20 minutos para fazer efeito, ou seja, bem a tempo de você acordar.

Ah, por fim, não se esqueça de colocar um alarme para acordar! Vai que a sesta acaba se alongando mais do que você gostaria...

Agora que você tem todas as ferramentas para o cochilo dos sonhos, que tal descobrir músicas para cair no sono? É só clicar aqui.

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