Por Simmons Em Simmons Sleep & Care

Sono x Alimentação: qual a relação?

O sono se tornou muito conhecido por desempenhar um papel realmente importante em geral para a nossa saúde física e mental - juntamente com uma dieta balanceada, controle do estresse e prática de exercícios. Estar atento a esses fatores contribui para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a qualidade de vida. Quer saber como uma alimentação equilibrada pode influenciar as suas noites de sono? Confira abaixo:

Má alimentação x Qualidade do sono

O que comemos no dia a dia afeta diretamente a qualidade do sono. Aliás, uma má alimentação é capaz até mesmo de provocar insônia, prejudicando imensamente o indivíduo.

Quanto maior a quantidade de alimentos ingeridos e quanto menos saudáveis forem eles, é possível que causem mal ao organismo. Isso fará com que o indivíduo acabe dormindo menos horas do que deve, dormindo mal, levantando durante a noite e tendo um sono nada relaxante e revigorante.

Alimentos com gorduras em excesso, como frituras, doces, refrigerantes, enlatados e bebidas repletas de açúcares fazem mal não somente para o metabolismo, mas para a absorção de nutrientes pelo organismo.

Uma má noite de sono resultará na busca por alimentos ricos em carboidratos e gorduras, que são altamente energéticos, para manter o corpo acordado no dia seguinte. E isso culmina em um ciclo vicioso.

Que alimentos devem ser evitados à noite?

Segundo pesquisas, certos alimentos devem ser evitados na parte da noite, pois o corpo leva um tempo maior para digeri-los. Além disso, deve-se maneirar na quantidade de comida ingerida. Os alimentos que devem ser evitados à noite são estes:

Alimentos gordurosos;

Queijos gordos;

Arroz branco;

Carne vermelha;

Café;

Energético;

Refrigerante;

Bebidas alcoólicas;

Chá preto;

Chá mate;

Chá verde.

O que comer antes de dormir?

A dica é consumir alimentos leves, que sejam fontes de triptofano ou possam estimular de alguma forma a produção de serotonina (hormônio que atua regulando o humor e o sono). Não é à toa que quando estamos sem sono ou ansiosos, falam que é bom tomar um copo de leite quentinho, pois contém o aminoácido do sono. E se for adicionada uma colher de mel, o carboidrato facilita a entrada do triptofano no cérebro, o que ajuda a dormir como um bebê. Veja os alimentos que podem te ajudar para ter uma boa noite de sono:

Banana;

Maracujá;

Suco de uva;

Chá de camomila;

Canela;

Leite;

Kiwi;

Nozes;

Soja;

Peixes que possuem espinha, como a sardinha;

Leguminosas em geral.

Evitando a insônia e outros problemas do sono

É inegável que a má qualidade do sono pode ser causada por uma má alimentação. Além disso, essa alimentação inadequada também afetará a saúde em geral, podendo provocar diabetes, obesidade e outros problemas.

Assim sendo, deve-se manter uma alimentação saudável e equilibrada durante o dia e a noite. Dependendo da gravidade do problema de sono, pode ser interessante aliar uma dieta adequada a outros tipos de tratamentos.

Agora que você já descobriu como uma alimentação faz toda a diferença para uma boa noite de noite, basta escolher o colchão Simmons ideal para sua noite ser ainda mais perfeita! 

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