Sono x Alimentação: qual a relação?

O sono se tornou muito conhecido por desempenhar um papel realmente importante em geral para a nossa saúde física e mental - juntamente com uma dieta balanceada, controle do estresse e prática de exercícios. Estar atento a esses fatores contribui para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a qualidade de vida. Quer saber como uma alimentação equilibrada pode influenciar as suas noites de sono? Confira abaixo:
Má alimentação x Qualidade do sono
O que comemos no dia a dia afeta diretamente a qualidade do sono. Aliás, uma má alimentação é capaz até mesmo de provocar insônia, prejudicando imensamente o indivíduo.
Quanto maior a quantidade de alimentos ingeridos e quanto menos saudáveis forem eles, é possível que causem mal ao organismo. Isso fará com que o indivíduo acabe dormindo menos horas do que deve, dormindo mal, levantando durante a noite e tendo um sono nada relaxante e revigorante.
Alimentos com gorduras em excesso, como frituras, doces, refrigerantes, enlatados e bebidas repletas de açúcares fazem mal não somente para o metabolismo, mas para a absorção de nutrientes pelo organismo.
Uma má noite de sono resultará na busca por alimentos ricos em carboidratos e gorduras, que são altamente energéticos, para manter o corpo acordado no dia seguinte. E isso culmina em um ciclo vicioso.
Que alimentos devem ser evitados à noite?
Segundo pesquisas, certos alimentos devem ser evitados na parte da noite, pois o corpo leva um tempo maior para digeri-los. Além disso, deve-se maneirar na quantidade de comida ingerida. Os alimentos que devem ser evitados à noite são estes:
Alimentos gordurosos;
Queijos gordos;
Arroz branco;
Carne vermelha;
Café;
Energético;
Refrigerante;
Bebidas alcoólicas;
Chá preto;
Chá mate;
Chá verde.
O que comer antes de dormir?
A dica é consumir alimentos leves, que sejam fontes de triptofano ou possam estimular de alguma forma a produção de serotonina (hormônio que atua regulando o humor e o sono). Não é à toa que quando estamos sem sono ou ansiosos, falam que é bom tomar um copo de leite quentinho, pois contém o aminoácido do sono. E se for adicionada uma colher de mel, o carboidrato facilita a entrada do triptofano no cérebro, o que ajuda a dormir como um bebê. Veja os alimentos que podem te ajudar para ter uma boa noite de sono:
Banana;
Maracujá;
Suco de uva;
Chá de camomila;
Canela;
Leite;
Kiwi;
Nozes;
Soja;
Peixes que possuem espinha, como a sardinha;
Leguminosas em geral.
Evitando a insônia e outros problemas do sono
É inegável que a má qualidade do sono pode ser causada por uma má alimentação. Além disso, essa alimentação inadequada também afetará a saúde em geral, podendo provocar diabetes, obesidade e outros problemas.
Assim sendo, deve-se manter uma alimentação saudável e equilibrada durante o dia e a noite. Dependendo da gravidade do problema de sono, pode ser interessante aliar uma dieta adequada a outros tipos de tratamentos.
Agora que você já descobriu como uma alimentação faz toda a diferença para uma boa noite de noite, basta escolher o colchão Simmons ideal para sua noite ser ainda mais perfeita!

Aprenda a parar de acordar com dor nas costas
Muitos sofrem de dores nas costas pela manhã. Há muitos alongamentos para fazer na cama que podem ajudar a aliviar a dor nas costas – sem que você precise se levantar. Você pode fazê-los para ajudar a relaxar e aliviar a dor nas costas antes de adormecer ou logo pela manhã para ajudá-lo a enfrentar o seu dia.

Colchão Simmons no 1º hotel da marca Rosewood de ultra luxo na América do Sul
O novo hotel 5 estrelas de São Paulo, tem 6 restaurantes e bares com gastronomia e conforto que ultrapassam a categoria. O colchão escolhido foi da marca Simmons para compor alguns dos dormitórios e garantir momentos de relaxamento até aos hóspedes mais exigentes

Como escolher o melhor colchão para o seu corpo?
O colchão é onde passamos boa parte das nossas vidas, por isso, é necessário se atentar aos aspectos que envolvem a escolha e compra de um novo colchão. Antes de escolher seu colchão é preciso ter informações importantes na hora da compra, como os tamanhos, modelos e as melhores marcas.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.