Por Simmons Em Simmons Sleep & Care Atualizada em 04 NOV 2020 - 12H12

Você se sente constantemente cansado?

Após um dia repleto de atividades é normal se sentir cansado. No entanto, se mesmo com boas noites de sono você ainda sentir faltar energia no dia seguinte talvez seja melhor procurar orientação médica.

Antes de entrar em parafuso ou somatizar uma condição clínica, avalie sua rotina e a sua disposição nos últimos dias. Fatores externos como horas extras no trabalho ou discussões no relacionamento afetam diretamente a qualidade do nosso sono.

Mas também não é para fazer um autodiagnóstico. São apenas questionamentos válidos que podem auxiliar o médico durante a consulta e ainda te poupar do estresse e ansiedade de achar que há algo seriamente errado com você.

Sonolência, fadiga ou cansaço?
Outro ponto importante é saber diferenciar esses três sintomas. Bastante parecidos, eles podem não estar relacionados e progredir para algo mais grave se não tratados adequadamente.

A sonolência é uma resposta comum do organismo dizendo para você que ele precisa se recuperar. No entanto, conseguimos “enganá-lo” até chegarmos em casa e nos recolher em nossa cama quentinha e aconchegante. Se durante o dia, o sono está incontrolável, a ponto de não conseguir manter os olhos abertos enquanto espera o café ficar pronto, por exemplo, é um sinal de alerta.

Já a fadiga é aquela falta de energia, o cansaço físico e/ou mental. Quando não relacionado a uma doença subjacente, pode ser facilmente superada com uma boa noite de descanso, principalmente se for em um Simmons Wellness Bioceramics. Mas em alguns casos, ela é persistente. Quem sofre de Síndrome de Fadiga Crônica, por exemplo, o cansaço tende a piorar com a prática de atividades físicas e não melhora após repouso.

O cansaço é um termo meio coringa, usado para descrever a fadiga, sonolência, falta de ar, desgaste mental, estresse, mau humor, frustração e etc. Por isso, no consultório, o médico explora bastante a rotina do paciente para entender a origem dos sintomas.

Possíveis causas
Como falamos, anteriormente, há várias motivos para você se sentir cansado e algumas delas podem, sim, ser indícios de problemas de saúde e necessitar intervenção médica.

Entre as doenças que apresentam o cansaço com sintoma estão: anemia, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes, lúpus, enfisema pulmonar, tuberculose, apneia do sono, leucemia e certos tipos de câncer, depressão, alterações da tireóide, entre outros.

Caso você se sinta cansado e com sono em excesso, sem motivo aparente, por mais de uma semana, procure seu médico.

Prevenção
Se depois de revisar a sua rotina e não encontrar nada suspeito que demande investigação, experimente ajustar sua rotina. Algumas atitudes que podem te ajudar a ter boas noites de sono e mais disposição durante o dia:

- Rotina (horário para dormir e acordar);

- Alimentação saudável;

- Prática regular de atividades físicas (mas não antes de dormir);

- Ambiente adequado (sem distrações como luz, barulho e telas eletrônicas);

- Cama confortável com colchão de qualidade;

No nosso blog, temos vários outros artigos que podem te ajudar a ter um sono reparador e uma vida mais saudável e produtiva. Vale a pena a leitura!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Simmons, em Simmons Sleep & Care

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.